Nosso bate-papo na última live da série Seu Porto no Futuro contou com a participação do professor universitário e idealizador da Inbix Ventures, uma empresa de gestão de investimentos voltada a startups.
Luciano Döll foi nosso convidado da vez, trazendo o tema das startups para a nossa série. Em nossa conversa, falamos sobre o que gera valor para uma startup e sua relação com branding, tecnologia e inovação.
Startups são ideias que trazem uma solução, em produtos ou serviços, para atender a dor do seu público. É comum que essas empresas utilizem da tecnologia para viabilizar a ideia, fazendo com que o negócio seja escalável, ou seja, que tenha um alto grau de repetição de consumo. De maneira geral, esse tipo de negócio é recente, por isso startups são conhecidas como “empresas emergentes”.
Podemos citar como exemplo a empresa Uber, que utiliza a tecnologia a partir de um aplicativo para sanar as dores do seu público que estão ligadas à mobilidade urbana. Embora a necessidade de se locomover de forma rápida, barata e segura seja suprida, a demanda por corridas nos aplicativos nunca para. Como o serviço é utilizado mais de uma vez por um público amplo, a Uber pode ser considerada um negócio escalável.
Podemos dizer que a Uber possui as principais características de uma startup: é escalonável, emergente, utiliza tecnologia e atende uma necessidade/dor relevante. Luciano nos disse que as startups são aquelas ideias que, quando vemos em prática pensamos: “Como eu vivi sem isso?”
Veja aqui alguns fatos interessantes sobre a Uber
Agora que entendemos como funcionam essas empresas emergentes, precisamos falar sobre inovação e tecnologia.
Existem muitas empresas que oferecem uma solução para questões do cotidiano, mas nem todas apresentam alternativas inovadoras, que tragam novas propostas para o mercado alcançando um público amplo. Para ter uma startup, oferecer alternativas inovadoras e que facilitem a vida do consumidor são requisitos indispensáveis.
Mas afinal, tem como garantir que a tecnologia não vai falhar com as pessoas e com a ideia?
Em nossa conversa, Luciano nos disse que tudo que se refere à tecnologia gera um risco. A tecnologia é a base para muitas startups funcionarem de forma escalável, portanto, é necessário ter consciência que elas abrem margem para erros.
Startups de valor tem uma característica em comum: elas começam a fazer parte da vida das pessoas facilmente. Como toda novidade, leva-se um tempo para que o público sinta a confiança para utilizar a inovação, mas a própria ideia deve ser cativante, passando a fazer parte da realidade do público.
Citando a Uber como exemplo: quando o App surgiu, nem todas as pessoas se sentiam seguras para entrar no carro de um desconhecido. O fato é que a ideia inovadora foi tão bem aplicada — utilizando principalmente a tecnologia — que hoje faz parte da realidade de muitas pessoas que trabalham para a empresa ou utilizam seus serviços.
Assumir os riscos e as responsabilidades também agrega valor às startups. Mesmo que a ideia seja inovadora e que o estudo para desenvolvê-la tenha sido intenso, todo projeto é passível de erros. Assumir as responsabilidades agrega qualidades à marca como confiança e transparência.
É claro que a nossa parte preferida não poderia ficar de fora: os valores, as qualidade e novidades precisam estar visíveis para o consumidor. É aí que o branding entra! Saber comunicar os propósitos das startups e posicioná-las como marcas no mercado é uma tarefa que só pode ser construída com a inteligência de um projeto de branding. Mais do que desenvolver novas ideias, construir uma marca possibilita que a startup transpire inovação e demais valores para o seu público. Isso é o que chamamos de expressão!
Esses são os pilares que geram valor para a sua startup e cativam investidores. Recapitulando: ter uma ideia adaptável à realidade das pessoas, assumir as responsabilidades e construir uma marca que demonstre os benefícios da inovação para o mundo e o mercado.
Novas empresas e marcas como as startups têm uma relevância social muito grande. Consumimos, escolhemos e somos influenciados diariamente por elas. A forma com que a sua marca se posiciona no mundo pode deixar um legado, uma outra forma de enxergar e consumir.
Nós acreditamos que boas marcas precisam deixar marcas positivas, apresentando ideias, tecnologia, responsabilidade e inovação. Como você quer marcar o mundo com a sua startup?
Esse conteúdo foi um pouco do que conversamos com Fernando no último episódio da série Seu Porto no Futuro. Acesse nosso canal no Youtube para assistir o episódio na íntegra e acompanhe a série pelo Insta da Porto. Nos vemos toda segunda-feira às 19h. 🙂
Carlos Tavarnaro.
Diretor Tavarnaro Consultoria Imobiliária
O trabalho de branding ficou irretocável, motivou e engajou nossos colaboradores. A leveza da comunicação foi aprovada pelos clientes antigos e os novos passaram a se identificar mais com o nosso posicionamento.
Luciano Döll.
CEO InbixVentures
A metodologia ofertada para criar a identidade da marca com todas as suas perspectivas permitiu que, além da marca, nós mesmos nos identificássemos como negócio. Sabíamos que não havia chance de erro e que se houvessem ajustes seriam de sintonia fina.
Miguel Sanches Neto.
Reitor UEPG
O fundamental para o projeto de branding era unificar as duas marcas que a instituição utilizava e comunicar um modelo mais moderno de administrar. O processo de desenvolvimento foi longo e precisou de amadurecimento, porém a adesão instantânea à ela mostrou que ele foi muito exitoso.