whatsapp porto bureau

2024

Branding, nome e marca da Velô Autos

Branding para aplicativos | Velô Autos

Branding para aplicativos, Velô Autos, os desafios

PT O Brasil possui um mercado de veículos seminovos e usados cinco vezes maior que o de novos. Com a diminuição na produção de carros populares e o aumento no número de corridas por aplicativo esse mercado se tornou ainda mais relevante.

Após a pandemia o hábito de compra passou a ser ainda mais digitalizado, arrastando para o ambiente digital as vendas de alto valor agregado, como a de carros. Segundo pesquisas, a expectativa dos compradores é de resolver todo a compra de maneira on-line, por outro lado, os golpes não param de crescer, tornando as vendas muito inseguras.

EN Brazil has a used and pre-owned vehicle market that is five times larger than the new car market. With the decrease in the production of popular cars and the increase in ride-sharing applications, this market has become even more relevant.

After the pandemic, the purchasing habit has become more digitalized, bringing high-value sales, such as car sales, into the online environment. According to research, buyers expect to complete the entire purchase process online; however, scams continue to grow, making sales very insecure.

DESCOBERTAS

PT Há oportunidade para lançamento de uma marca especializada em venda de carros online, focada na experiência de compra simples. Para gerar valor para os usuários a marca precisa parecer descomplicada e confiável. Além disso, é necessário posicioná-la adequadamente diante dos concorrentes nacionais.

Os maiores players do País são generalistas, vendendo milhares de tipos de produtos, e geram muitas brechas para que golpistas ajam. Com um olhar de especialista é possível desenhar uma plataforma focada na venda de carros, dificultando a atuação de pessoas mal intencionadas. Ser especialista traz outras vantagens, como uma marca que entende a fundo o setor e oferece outros serviços para veículos, além de conteúdo muito focado para esse público. A relação do brasileiro com carro é famosa e vai além dos aspectos racionais, além disso, está ligada ao momento de vida. O carro ajuda a levar para a aula, naquela viagem especial e para agilizar o corre do dia a dia.

EN There is an opportunity to launch a brand specialized in online car sales, focusing on a simple buying experience. To generate value for users, the brand needs to appear uncomplicated and trustworthy. Furthermore, it is necessary to position it appropriately against national competitors.

The country’s major players are generalists, selling thousands of types of products, and they create many opportunities for scammers to operate. With a specialist approach, it is possible to design a platform focused on car sales, making it more challenging for ill-intentioned individuals to act. Being a specialist brings other advantages, such as a brand that deeply understands the sector and offers additional services for vehicles, along with highly focused content for this audience. The relationship between Brazilians and cars is well-known and goes beyond rational aspects; it is also linked to life moments. The car helps with commuting to school, on special trips, and to streamline day-to-day activities.

SOLUÇÃO

PT Especialista na venda de carros no ambiente digital, a marca sana as principais dores do mercado de seminovos e revoluciona através de uma experiência segura e simples de compra on-line. Para se posicionar de forma acessível, o nome escolhido precisava tornar a relação com a marca simples já no primeiro momento.

A Velô Autos é aquele amigo, de dentro de casa, que tem apelido carinhoso, entende de carro e sempre salva nossa vida. O nome curto transmite facilidade ao se relacionar com a marca. A tagline Liberdade inteligente reforça a liberdade de ir e vir que as pessoas têm quando compram um carro e de fazer a compra digitalmente.

A inteligência fica por conta da facilidade de escolha e de navegação no aplicativo. Elementos gráficos limpos reforçam a simplicidade na interação com o aplicativo. O verde neon traz a energia de uma marca que quer transformar um setor e o azul escuro transmite a segurança dos processos. O gradiente deixa a comunicação mais dinâmica, jovem e proprietária. O símbolo é a soma do elemento de check de algo que está resolvido, da letra V e do velocímetro. Cantos arredondados tornam a marca mais amigável, a partir do símbolo nasce um universo de formas que traz mais riqueza para a comunicação. Com elementos do mundo automobilístico, a identidade verbal deixa a comunicação mais leve e provocante.

EN As a specialist in car sales in the digital environment, the brand addresses the main challenges of the pre-owned market and revolutionizes through a secure and straightforward online buying experience. To position itself as approachable, the chosen name needed to establish a simple connection with the brand from the outset.

Velô Autos is like that friend from home with a affectionate nickname, knowledgeable about cars, and always saving the day. The short name conveys ease in relating to the brand. The tagline “Liberdade inteligente” (Intelligent Freedom) reinforces the freedom to come and go that people have when buying a car and making a digital purchase. The intelligence comes from the ease of choice and navigation in the application. Clean graphic elements reinforce simplicity in interacting with the application. Neon green brings the energy of a brand looking to transform a sector, and dark blue conveys the security of processes.

The gradient makes communication more dynamic, young, and proprietary. The symbol combines the checkmark element of something resolved, the letter V, and the speedometer. Rounded corners make the brand more friendly, and from the symbol emerges a universe of shapes that add richness to communication. With elements from the automotive world, the verbal identity makes communication lighter and more provocative.

Play video

Publicado em 24 de janeiro de 2024

Arrow

Gerar valor e transformar a sociedade são essenciais para um futuro de significado.

Carlos Tavarnaro.

Diretor Tavarnaro Consultoria Imobiliária

O trabalho de branding ficou irretocável, motivou e engajou nossos colaboradores. A leveza da comunicação foi aprovada pelos clientes antigos e os novos passaram a se identificar mais com o nosso posicionamento.

Luciano Döll.

CEO InbixVentures

A metodologia ofertada para criar a identidade da marca com todas as suas perspectivas permitiu que, além da marca, nós mesmos nos identificássemos como negócio. Sabíamos que não havia chance de erro e que se houvessem ajustes seriam de sintonia fina.

Miguel Sanches Neto.

Reitor UEPG

O fundamental para o projeto de branding era unificar as duas marcas que a instituição utilizava e comunicar um modelo mais moderno de administrar. O processo de desenvolvimento foi longo e precisou de amadurecimento, porém a adesão instantânea à ela mostrou que ele foi muito exitoso.