2025
Nova marca Princesa dos Campos
Nova marca Princesa dos Campos
PT
Desafios
Há 90 anos, quando não haviam estradas, a Princesa dos Campos já encurtava distâncias. Surgir antes do plano nacional de rodovias, ter o primeiro registro do Governo para empresas de transporte no Paraná e manter-se relevante até hoje é um desafio e tanto. Recentemente o setor de mobilidade, passagens e transporte de cargas passou por intensas transformações e foi nesse cenário que se viu necessário rever a estratégia de marca e entender as oportunidades que se desenhavam para a Princesa dos Campos se conectar com um futuro ainda mais longevo.
EN
Challenges
For 90 years, when there were no roads, Princesa dos Campos was already shortening distances. Emerging before the national highway plan, holding the first government registration for transport companies in Paraná, and remaining relevant to this day — that’s quite an achievement. Recently, the mobility, passenger, and cargo transport sectors have undergone major transformations. In this context, it became essential to revisit the brand strategy and identify the opportunities ahead for Princesa dos Campos to connect with an even more enduring future.
PT
Descobertas
Fomos a campo e conversamos com mais de 80 pessoas. Viajamos para cinco cidades de ônibus, pegamos a passagem na mão, entendemos o que as pessoas fazem enquanto viajam, como levam suas bagagens e qual a sua relação com a marca. Estivemos nos centros de distribuição, compreendemos os negócios que mais tem fit com esse perfil de transporte, como a marca gera valor em suas quatro unidades de negócio: passagens, fretamento eventual e contínuo, transporte de cargas e transporte de encomendas pelo bagageiro do ônibus. Estudamos a história da Princesa dos Campos, suas inovações e como a relação das pessoas com os carros e com os ônibus se transformou ao longo dos anos. Número de CNH emitidas, conectividade da classe C, ESG e análise de concorrência trouxeram insights para o projeto. Todos esses aspectos foram cruciais para entender como a marca poderia se transformar através sua própria história para manter-se relevante em um mundo cada vez mais rápido e conectado.
EN
Discoveries
We went out into the field and talked to more than 80 people. We traveled by bus to five different cities, held the tickets in our hands, observed what people do while they travel, how they carry their luggage, and what their relationship with the brand is. We visited the distribution centers and gained a deep understanding of the businesses that best align with this transportation profile — as well as how the brand creates value across its four business units: passenger transport, charter services (occasional and regular), cargo transport, and parcel delivery through the bus luggage compartment. We studied the history of Princesa dos Campos, its innovations, and how people’s relationship with cars and buses has evolved over the years. Data such as the number of driver’s licenses issued, the growing connectivity of Brazil’s middle class, ESG factors, and competitor analysis all provided valuable insights for the project. All of these aspects were crucial to understanding how the brand could transform itself through its own history — staying relevant in an increasingly fast-paced and connected world.
PT
Solução
E se ônibus for coisa do futuro?
Entendemos que há 90 anos a Princesa dos Campos é pioneira, gera valor de maneira compartilhada e inteligente. Todos os negócios da marca tem a passagem como Drive de compra, por isso faz sentido simplificar a arquitetura de marcas e trazer à tona o conceito de solução. Assim não desperdiçamos valor e trazemos mais robustez para o negócio. Com uma nova identidade visual e verbal, aproximamos a marca do amanhã. Ao olhar para a história, entendemos que durante mais de 60 anos a coroa e as asas sempre estiveram presentes na marca. E essas são associações que fazem sentido com a Princesa dos Campos do futuro, por isso resgatamos essas referências para a nova marca. O grafismo foi inspirado nos ônibus vistos de cima, sua inclinação e uso de cores remetem à mobilidade. As cores resgatam a história, a inclusão de novas cores sana desafios digitais. A identidade verbal se estrutra em três pilares: Confiança que move, Inteligência que avança e Conexão que aproxima. Traz o tempo como solução para fazer algo enquanto se movimenta e o transporte de cargas eficiente como o estoque mais inteligente para sua loja. A marca se tornou uma plataforma de serviços, que entende a mobilidade compartilhada como solução para um mundo mais dinâmico e veloz.
EN
Solution
What if buses are the future?
For 90 years, Princesa dos Campos has been a pioneer — creating shared and intelligent value. All of the brand’s business units are driven by the purchase of a ticket, which is why it made sense to simplify the brand architecture and highlight the concept of solutions. This way, we preserve value and bring greater strength to the business. With a new visual and verbal identity, we’ve brought the brand closer to tomorrow. Looking back at its history, we found that for more than 60 years the crown and wings have always been part of the brand — symbols that remain meaningful for the Princesa dos Campos of the future. That’s why we reintroduced these elements into the new brand. The graphic design was inspired by buses seen from above — their tilt and color patterns evoke the idea of mobility. The palette rescues historical colors, while the addition of new tones resolves digital challenges. The verbal identity is built around three pillars: Trust that moves, Intelligence that advances, and Connection that brings people closer. It introduces time as a solution — the idea of accomplishing something while on the move — and positions the efficient cargo transport service as the smartest stock solution for retail. The brand has evolved into a service platform that understands shared mobility as a solution for a more dynamic and fast-paced world.
Publicado em 8 de novembro de 2025