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2023

MEO Beauty Care

Cabelo lindo é o seu

DESAFIOS MEO

PT Um salão com quase 10 anos de experiência precisava adequar a sua comunicação para se reposicionar. O momento de mudança trouxe um espaço novo, mais alinhado com a entrega premium de serviços que oferecia, e o lançamento de uma linha de cuidados diários para os cabelos. O setor é historicamente opressor, com um passado repleto de padrões a serem seguidos, pregando a busca por uma beleza impossível. A comunicação das marcas de cosméticos sempre focou na sedução, estilo carão. Com a chegada de novos tempos, as marcas passaram a ser mais conscientes. O reposicionamento deve inspirar que a relação das clientes com a beleza seja leve e que o produto seja parte da solução de um dia a dia mais inteligente.

EN A salon with nearly 10 years of experience needed to adjust its communication to reposition itself. The moment of change brought about a new space, more aligned with the premium delivery of services it offered, and the launch of a line of daily hair care products. The beauty industry has historically been oppressive, with a past full of standards to be followed, promoting the pursuit of an impossible beauty. The communication of cosmetic brands has always focused on seduction, a glamorous style. With the arrival of new times, brands have become more conscious. The repositioning should inspire clients’ relationship with beauty to be light, and the product to be part of the solution for a smarter everyday life.

DESCOBERTAS

PT Durante o processo, os diversos públicos de interesse foram ouvidos para que fosse possível encontrar a essência da marca e entender quais elementos deveriam nortear o projeto. Ficou claro que o ambiente e o atendimento eram de aconchego, amizade e bem-estar e que a marca era fortemente atrelada à especialidade de coloração. Essa bagagem profissional, de mais de 15 anos de conhecimento de cabelos brasileiros, é um diferencial e pode ser emprestado para a marca dos produtos. Ao conhecer profundamente o tema é possível desenvolver produtos que têm tecnologia para agir de forma eficaz. Cuidado inteligente, que facilita a vida do cliente. O principal olhar que buscamos na comunicação é o autocuidado, que traz a beleza sem pressão e gera confiança. Quando a pessoa está confiante consegue ir muito além em todas as esferas da sua vida. Para isso era necessário trazer um arquétipo mais leve, que está ao lado sempre, dando suporte. O companheiro fez muito sentido nesse cenário.

EN During the process, the various target audiences were heard in order to find the brand’s essence and understand which elements should guide the project. It became clear that the environment and service provided a sense of comfort, friendship, and well-being, and that the brand was strongly linked to the specialty of hair coloring. This professional expertise, with over 15 years of knowledge of Brazilian hair, is a differentiating factor and can be borrowed for the product brand. By deeply understanding the topic, it is possible to develop products that have technology to act effectively. Intelligent care that makes the customer’s life easier. The main focus we seek in communication is self-care, which brings beauty without pressure and generates confidence. When a person is confident, they can go much further in all aspects of their life. To achieve this, it was necessary to bring a lighter archetype, always by their side, providing support. The companion archetype made a lot of sense in this scenario.

SOLUÇÃO

PT O nome Meo foi criado para trazer o pertencimento que o público tem com o salão, se referindo ao local que vai como “meu”, além disso, reforçamos a relação com o “meu cabelo” valorizando a individualidade de cada cliente. A marca deveria atender ao salão, focada em serviços profissionais, e uma derivação dela focada no cuidado diário em casa. Utilizamos a estratégia de arquitetura de marca monolítica para emprestar os atributos de uma para a outra. A diferenciação ocorre na assinatura, onde o Beauty Care se refere ao salão e a 365 se refere à linha de produtos de uso diário, fazendo uma analogia aos dias do ano. A identidade visual traz cores sóbrias, que propõe uma relação calma e de confiança com a marca, o uso do ocre e do verde escuro aproxima a comunicação do universo orgânico. Os grafismos representam a pluralidade das belezas brasileiras e dos diferentes momentos de vida de cada pessoa. Apesar da versatilidade de formas, a comunicação ganha unidade e força porque os grafismos partem de um mesmo padrão visual. Priorizamos a leveza no estilo fotográfico, trazendo imagens naturais, de mulheres confiantes e felizes. A identificação dos clientes com a sua beleza se reflete também na tagline Cabelo lindo é o seu. Com diretrizes de identidade verbal focadas em uma linguagem informal e aconchegante, que encontra no aspecto experiente da marca a confiança de alguém que sabe o que fala. Toda essa conversa ganha ainda mais poder quando convida as clientes para um diálogo inspirador, que reforça a transformação que a beleza e autoconfiança promovem.

EN The name “Meo” was created to bring a sense of belonging that the audience has with the salon, referring to the place they go as “mine”. Additionally, we reinforce the relationship with “my hair,” valuing the individuality of each client. The brand should serve the salon, focused on professional services, and a derivative focused on daily care at home. We used a monolithic brand architecture strategy to lend the attributes from one to the other. The differentiation occurs in the signature, where “Beauty Care” refers to the salon, and “365” refers to the line of daily use products, making an analogy to the days of the year. The visual identity features sober colors that propose a calm and trustworthy relationship with the brand. The use of ochre and dark green brings the communication closer to the organic universe. The graphics represent the diversity of Brazilian beauty and the different moments in each person’s life. Despite the versatility of the forms, the communication gains unity and strength because the graphics follow the same visual pattern. We prioritize lightness in the photographic style, featuring natural images of confident and happy women. The identification of clients with their beauty is also reflected in the tagline: “Beautiful hair is yours.” Verbal identity guidelines focus on an informal and cozy language, finding in the brand’s experienced aspect the trust of someone who knows what they’re talking about. All this conversation gains even more power when inviting clients to an inspiring dialogue that reinforces the transformation that beauty and self-confidence promote.

Publicado em 6 de junho de 2023

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Gerar valor e transformar a sociedade são essenciais para um futuro de significado.

Carlos Tavarnaro.

Diretor Tavarnaro Consultoria Imobiliária

O trabalho de branding ficou irretocável, motivou e engajou nossos colaboradores. A leveza da comunicação foi aprovada pelos clientes antigos e os novos passaram a se identificar mais com o nosso posicionamento.

Luciano Döll.

CEO InbixVentures

A metodologia ofertada para criar a identidade da marca com todas as suas perspectivas permitiu que, além da marca, nós mesmos nos identificássemos como negócio. Sabíamos que não havia chance de erro e que se houvessem ajustes seriam de sintonia fina.

Miguel Sanches Neto.

Reitor UEPG

O fundamental para o projeto de branding era unificar as duas marcas que a instituição utilizava e comunicar um modelo mais moderno de administrar. O processo de desenvolvimento foi longo e precisou de amadurecimento, porém a adesão instantânea à ela mostrou que ele foi muito exitoso.